Desenvolvimento de Games 3D – Módulo I
Ementa:
O curso de Desenvolvimento de Games 3D tem como objetivo ensinar os conceitos e práticas essenciais para criar jogos 3D utilizando a Unreal Engine. Durante 24 aulas, os alunos aprenderão desde a instalação da Unreal Engine até a criação de um jogo completo, abordando tópicos como adição e edição de atores e componentes, manipulação de objetos 3D, utilização de materiais, iluminação, efeitos de Post Process, blueprints, volumes e colisões, física dos objetos, partículas e efeitos sonoros.
Mercado de Trabalho/Público-Alvo:
Destinado a indivíduos que desejam atuar no mercado de desenvolvimento de games, seja como produtores independentes, freelancers ou profissionais em grandes corporações especializadas em games.
Carga Horária:
24 horas
Conteúdo Programático:
Aula 1 – Conhecendo o Mundo dos Games 3D
- Introdução aos jogos 3D
- Mercado e profissões na área de games 3D
- Tipos de jogos
- Conceito de game engine
- Funcionalidades da Unreal Engine
- Criação de conta na Epic Games e instalação da Unreal Engine
Aula 2 – Primeiros Passos na Unreal
- Interface do launcher
- Painel de criação de projetos e templates da Unreal
- Criação e teste de um projeto com template First Person
- Movimentação do personagem
- Componentes principais da Unreal Engine
- Alteração de idioma da ferramenta
Aula 3 – Atores e Componentes
- Conceito de atores
- Definição de componentes
- Adição e modificação de atores e componentes em um projeto
- Salvamento de projetos
Aula 4 – Editor de Níveis
- Conceito de gizmos e suas funcionalidades
- Manipulação de objetos 3D
- Controles de navegação e edição na Unreal
- Configuração de um projeto como inicial
- Inserção e configuração de atores no mapa
- Movimentação da câmera e dos gizmos
Aula 5 – Migração, Importação e Exportação de Arquivos – Parte I
- Conceito de recursos e materiais
- Métodos de adição de recursos: migração, importação e exportação
- Alteração de materiais
Aula 6 – Migração, Importação e Exportação de Arquivos – Parte II
- Construção do ambiente do jogo
- Aplicação de materiais e modelos aos objetos
- Processo de blocagem
- Continuação da construção do cenário
- Alteração de posição e escala de objetos
Aula 7 – Iluminação
- Conceitos de iluminação
- Adição de atores e efeitos de luz no ambiente e nos atores
- Inserção de neblina e folhas no ambiente
Aula 8 – Post Process
- Conceito de Post Process
- Adição e configuração de atores de Post Process
Aula 9 – Blueprints
- Programação com blueprints
- Tipos principais de blueprints
- Áreas do blueprint: EventGraph e Construction Script
- Navegação pela área do blueprint
- Inserção e utilização de blueprints
Aula 10 – Controles e Mapeamento de Ações
- Mapeamento de teclas e botões
- Criação de blueprints para mover o personagem
- Adição de movimento ao jogador
Aula 11 – Criação de Mapas
- Elaboração de parte do cenário do jogo
- Criação de um ambiente noturno
- Planejamento e preparação do mapa do jogo
- Testes de visualização da viewport em ambientes escuros
Aula 12 – Volumes e Colisões
- Conceito de colisão e volumes
- Adição de volumes e colisões
- Criação de variáveis e utilização de nós
- Criação de armadilhas e áreas de colisão
- Adição da variável Dano
Aula 13 – Interação com Objetos – Parte I
- Inserção de blueprints interativos para coleta de itens
- Anexação de blueprint para equipar armas no jogador
Aula 14 – Interação com Objetos – Parte II
- Disparo de projéteis via blueprints
- Transferência de arquivos asset entre projetos
- Adição de movimento a atores via blueprints
Aula 15 – Física dos Objetos – Parte I
- Conceito de Physics
- Adição de atores ao mapa e aplicação de física nos objetos
- Teste da física aplicada
- Criação de armadilhas com colisões e físicas
- Continuação da criação do dano da armadilha
Aula 16 – Física dos Objetos – Parte II
- Destruição de armadilhas
- Criação de armadilhas na plataforma
- Adição de ações para salto do jogador
- Criação de blueprint para plataforma com uso de Timeline
- Configuração de variáveis e mecanismos de ativação
Aula 17 – Interface nos Jogos – Parte I
- Tipos de interface em games
- Uso de Widget Blueprint para interfaces
- Adição e configuração de elementos de interface
- Configuração de barra de progresso e valor de vida do jogador
- Teste da funcionalidade da barra de progresso
Aula 18 – Interface nos Jogos – Parte II
- Adição de elementos para quantidade de chaves e munições
- Melhoria da interface com imagens e configurações
- Configuração correta dos elementos da interface
Aula 19 – Interface nos Jogos – Parte III
- Criação de blueprint de chave especial
- Configuração da entrada de dados e interface
- Ajuste dos elementos da interface e BP_Chave
- Criação de Binds no blueprint da interface
Aula 20 – Partículas – Parte I
- Conceito de partículas na Unreal Engine
- Sistema, materiais e emissor de partículas
- Adição e configuração de partículas no projeto
Aula 21 – Partículas – Parte II
- Adição de módulos no sistema de partículas
- Configuração de emissor de partículas
Aula 22 – Partículas – Parte III
- Criação de blueprint de ator para partículas
- Ajuste visual e componentes do ator
- Criação de mecanismos e plataformas com blueprint duplicados
- Programação de eventos para mecanismos
Aula 23 – Efeitos Sonoros
- Diferença entre músicas e efeitos sonoros
- Uso de arquivo Explosion_Cue
- Adição de sons de fogo e efeitos de áudio nos atores via blueprints
- Configuração de efeitos sonoros nos blueprints
Aula 24 – Finalizando o Game
- Ajustes finais no projeto
- Adição de blueprint de munição e interface
- Criação de animação de clarão e eventos finais
- Configuração do blueprint final determinando o fim do jogo