Curso de Python
Ementa
Este curso é voltado para todos que desejam conhecer ou aprimorar seus conhecimentos sobre Python. Isso significa que ele pode ser realizado por iniciantes ou por quem deseja aumentar sua aprendizagem. As aulas mostrarão como é fácil utilizar a linguagem de programação Python, assim como o seu ambiente de desenvolvimento, PyCharm, e o módulo PyGame. Os trabalhos serão focados no desenvolvimento de jogos, com desafios baseados em conceitos como tiros, explosões, efeitos sonoros, e muito mais. Além de jogos, o Python pode ser utilizado em diversos tipos de projetos.
Mercado de trabalho/Público-alvo
Atualmente, o Python é uma das linguagens de programação mais procuradas, devido ao fácil entendimento da sua sintaxe e suas funções. É voltada para o uso geral, possibilitando a criação de jogos, websites, sistemas e muito mais. O conhecimento em Python oferece mais oportunidades na área de desenvolvimento.
Carga horária
16 horas
Conteúdo Programático
Aula 1 – Python e PyGame
- Introdução ao Python e PyGame
- Instalação e acesso ao Python e PyCharm
- Configurações iniciais e criação do primeiro projeto
Aula 2 – Loop do jogo
- Ciclo de vida de um jogo
- Sintaxe básica da linguagem Python
- Carregamento de projetos
- Adição e teste do módulo PyGame
- Execução do jogo
Aula 3 – Variáveis
- Funcionamento das variáveis
- Operadores
- Posicionamento de elementos
- Preparação de um projeto com PyGame
- Adição de formas
- Criação de círculos e polígonos
- Teste do projeto
Aula 4 – Números randômicos
- Números aleatórios
- Geração de números randômicos
- Criação de um projeto base
- Movimentos aleatórios
- Limpeza da tela do projeto
- Ajuste da velocidade e cor das formas
- Teste do jogo
Aula 5 – Textos
- Personalização de textos
- Módulo font
- Variáveis de tamanho da tela
- Criação de fontes
- Renderização do texto de título
- Teste do projeto
- Apresentação de textos com velocidades x e y
Aula 6 – Condições
- Estruturas de condição e operadores and e or
- Criação de um jogo de adivinhação
- Aplicação de movimento restrito no projeto
Aula 7 – Repetições
- Conceito de repetições
- Vetores
- Renomeação de pasta do projeto
- Criação de vetores
- Definição de valores randômicos
- Criação de formas
- Definição de cores e posições das formas
- Configuração da apresentação do programa
- Aplicação e configuração dos movimentos das formas
Aula 8 – Eventos
- Tipos de eventos do teclado em PyGame: KEYDOWN e KEYUP
- Criação de uma variável para quantidade de objetos e sua programação
- Eventos KEYDOWN para teclas e suas ações:
- Q – fechar a janela do jogo
- R – aumentar a quantidade de objetos
- C – alterar as cores dos objetos do jogo
- V – mudar a velocidade dos objetos
- P – realizar novo sorteio das posições dos itens
Aula 9 – Movimento
- Conceito de movimento
- Duplicação do projeto base
- Criação de plataforma e retângulo
- Programação das teclas direcionais esquerda e direita
- Programação do pulo do jogador
Aula 10 – Mouse
- Uso do mouse em jogo
- Entrada de dados do mouse
- Início do projeto alvo
- Criação de uma forma para acompanhar a posição do mouse
- Invisibilidade do ponteiro do mouse
- Criação e configuração de um alvo
- Programação do alvo do jogo
Aula 11 – Música e efeitos sonoros
- Sons no jogo
- Diferença entre ambientação e imersão
- Módulo mixer no PyGame
- Trabalho com música
- Aplicação de efeitos sonoros
Aula 12 – Sprites
- Conceito de sprites em jogos
- Jogo Space Invaders
- Duplicação do modelo
- Criação de pasta no projeto e adição de imagens
- Inserção e ajuste da imagem de fundo no jogo
- Carregamento do sprite do jogador
- Adição de variáveis
- Ajuste do tamanho da imagem no projeto
- Criação de retângulo invisível
- Inserção de movimento no jogador
- Verificação de teclas pressionadas e soltas
- Restrição do movimento do jogador na janela do jogo
Aula 13 – Animações
- Conceito de animações nos jogos
- Adição de meteoros
- Criação de mecânicas
- Desenho do sprite do meteoro
- Adição de animação de explosão
Aula 14 – Sistema de disparo
- Projéteis e disparos
- Inclusão de disparo da nave do jogador
- Adição de efeitos sonoros
- Criação e programação do sprite usado como laser pelo jogador
- Programação da ativação do laser
- Criação da mecânica de movimento do disparo
- Trabalho com efeitos sonoros
- Ajuste do volume do som
- Adição e aprimoramento do efeito de explosão
- Programação para que o projétil destrua o meteoro
Aula 15 – Geração de inimigos
- Geradores de inimigos
- Criação de variáveis para gerenciamento e controle dos inimigos no jogo
- Configuração do sistema de geração dos inimigos
- Criação de retângulo do inimigo
- Desenvolvimento de mecânica para gerenciamento dos inimigos ativos
Aula 16 – Pontuação
- Padrões para pontos
- Criação do sistema de pontuação
- Programação dos pontos e remoção de vida
- Dificuldade crescente a cada rodada
- Criação de validação randômica
- Construção da mecânica de movimento e atualização do laser
- Melhoria da programação da animação de explosão
- Desenho do laser do inimigo
- Criação de regras de derrota